28 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Senado do Uruguai investiga concessão portuária a multinacional

Senado do Uruguai investiga concessão portuária a multinacional

Montevidéu, 14 de jul (Prensa Latina) A Frente Ampla do Uruguai colocou hoje na agenda do Senado a investigação de um questionado contrato entre o governo e uma empresa belga que receberá concessões exclusivas por 50 anos no porto estratégico da capital.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Com esse propósito, a bancada da Frente Ampla chegou a um acordo no Senado, horas atrás, para questionar o ministro dos Transportes, José Luis Falero.

O senador Charles Carrera, que atuará como interpelante, afirmou que ‘o porto é uma questão muito sensível para o país, econômica e socialmente, e tem grande impacto em questões de competitividade, comércio exterior e interno, exportadores e importadores’.

Indicou que este acordo foi assinado por um período de 50 anos, abrangerá 12 períodos de governo e considerou que, portanto, deveria haver um diálogo prévio com todo o sistema político, a comunidade portuária e os demais envolvidos.

Para Carrera ‘é a maior entrega de soberania dos últimos 100 anos’, desta vez para a multinacional Kateon Natie.

Depois que o presidente Luis Lacalle Pou anunciou o referido acordo em 3 de março, o então chefe dos Transportes, Luis Alberto Heber, chamado à Câmara parlamentar em duas ocasiões, mencionou a natureza do sigilo.

Carrera argumentou que foram cometidas várias ‘ilegalidades’, como a ‘violação da lei portuária, da defesa da concorrência e da lei que instituiu a concessão do Terminal de Cuenca del Plata’.

Insistiu na falta de laudos contábeis jurídicos e financeiros, sem o olhar do Tribunal de Contas da República, ‘uma situação grave em face da qual o que a Frente Ampla propõe é questionar para cobrar responsabilidade política das autoridades e questionar eles ‘, acrescentou.

O presidente defendeu o contrato que concedeu o monopólio do Terminal de Contêineres de Montevidéu à Kateon Natie e outros investimentos em derivativos para evitar uma arbitragem internacional para reivindicações antigas dessa empresa.

ga / hr / fav/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.