1 de December de 2021

NOTICIAS

Bloqueio dos EUA afeta o sistema eletroenergético de Cuba

Bloqueio dos EUA afeta o sistema eletroenergético de Cuba

Havana, 12 jul (Prensa Latina) O Ministro de Minas e Energia de Cuba, Liván Arronte, explicou hoje que as principais falhas do sistema nacional de energia elétrica serão resolvidas nas próximas horas, apesar das dificuldades causadas pelo bloqueio dos EUA.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Numa aparição televisiva com o Presidente Miguel Díaz-Canel, Arronte explicou que o bloqueio dos EUA limita o acesso a créditos, financiamento, peças sobressalentes e tecnologias, o que representa um obstáculo para a manutenção necessária das centrais eléctricas.

No entanto, e graças ao trabalho incansável dos trabalhadores do setor, salientou, a central termoeléctrica Antonio Guiteras, que contribui com 300 megawatts para o sistema nacional, está já na fase final da reabilitação do seu bloco térmico e deverá ser sincronizada com a distribuição nas primeiras horas de terça-feira.

Ao mesmo tempo, o bloco 1 da central Lidio Ramón Pérez, no leste do país, após um rigoroso processo de montagem, deve entrar na fase de ajustes e sincronização; tudo isto resultará numa melhoria do serviço à população, afetada nos últimos dias.

Estes cortes de energia foram utilizados por aqueles que encorajam a desestabilização no país do Caribe, como um dos elementos para tentar provocar uma explosão social e gerar ações como as que ocorreram ontem em diferentes partes do país.

Face a este cenário, o presidente cubano disse que se trata de uma atitude oportunista que ignora a dura perseguição feita pelas administrações norte-americanas ao fornecimento de combustível à ilha.

Ele assegurou que o governo trabalhou com o desejo de causar o menor impacto possível à população, a fim de manter a vitalidade do sistema nacional de eletricidade, e que este não é desligado para incomodar.

Temos dois caminhos neste momento, investir tudo o que possamos com responsabilidade – tanto no sector residencial, como no Estado – e eficiência, para resolver no menor tempo possível de forma a cumprir os programas de manutenção e reparação.

car/kmg/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.