29 de November de 2021

NOTICIAS

Feitiço dos Povos Mágicos do México

Feitiço dos Povos Mágicos do México

México, 11 jul (Prensa Latina) México, um país rico em atrações para turistas em todas as modalidades do setor, também cultiva um muito particular e sugestivo chamado Povos Mágicos. Um lugar classificado nesta categoria precisa ter, acima de todas as suas características, incluindo símbolos e lendas naturais e únicas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

São lugares que devem mostrar em seus muros, seu povo e sua paisagem a identidade nacional, mas dentro de uma magia singular que distingue cada um dos outros e emana de seus próprios elementos.

O mais importante é que é um lugar que, no decorrer do tempo e diante da modernidade, preservou seu valor e seu patrimônio histórico e cultural.

Atualmente, o México tem o grande luxo de acrescentar à sua lista 132 Povos Mágicos espalhadas pelas 32 entidades federais – incluindo a cidade capital –, que vem aumentando desde o primeiro ano deste século, quando o programa foi implementado.

As autoridades de turismo admitem que no início as condições para alcançar esta categoria eram ter alguma atração histórica ou religiosa, ter acesso por estrada e estar perto de outro grande destino. Até 2009, apenas 32 comunidades haviam atendido aos requisitos.

Quando um povo é designado como mágico, os governos estaduais e federal assumem a restauração para aumentar sua atratividade e acompanhar de perto as novas obras que são aprovadas para que não alterem o meio ambiente, o que ajuda a manter esse status.

Levam até mesmo em consideração as cores das pinturas nas fachadas, a rede elétrica, a drenagem e os jardins nos parques e outros espaços públicos, já que tudo deve estar em harmonia.

Com o desenvolvimento do plano e as pressões de muitos lugares a serem proclamados mágicos, os interesses e a competição entre os governos municipais e os municípios, que buscam aumentar sua renda aumentando o número de visitantes, e isso força uma revalorização permanente de cada local.

Também suscita ciúmes entre aqueles lugares no México – mais de uma dúzia – proclamados pela UNESCO como Patrimônio Mundial, pois frequentemente acusam empresários e operadores turísticos de não jogarem limpo para acumular mais turistas.

(Extraído de Orbe)

/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.