28 de November de 2021

NOTICIAS

México sedia festival dedicado a seus laços culturais com a Espanha

México sedia festival dedicado a seus laços culturais com a Espanha

México, 8 jul (Prensa Latina) O Festival Internacional Mexpania 2021 dedica hoje seus espaços de reflexão e exposição artística aos 500 anos de história da primeira migração espanhola para o México, à confluência de identidades e à liberdade cultural.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Os organizadores do evento são o Centro Educativo Cultural del Estado Querétaro e a plataforma Nueve Arte Urbano, promotora de vários projetos para a regeneração, dignificação e resignificação dos espaços públicos e seu papel como símbolos das tradições e idiossincrasias da nação asteca.

O encontro compreende duas etapas: a primeira no México, programada até 10 de julho, e a segunda na Espanha, de 10 a 20 de agosto, com atividades como um retiro criativo para o diálogo e a busca de uma narrativa comum da arte e do respeito às diferenças.

Essa reunião originará quatro murais monumentais, mais tarde incluídos na coleção do atual Museu de Arte Urbana da cidade de Querétaro e no país ibérico as propostas incluem uma visita à montanha de Montserrat, um dos mais significativos maciços rochosos da Catalunha.

Após essa turnê, os artistas envolvidos criarão outros murais sobre a história da interação entre mexicanos e espanhóis, a influência de ambas as culturas e uma linguagem destinada a consolidar identidades mestiças, de acordo com os promotores do evento.

Entre os pintores participantes estão Paola Delfín e Pilar Cárdenas, cujo trabalho explora realidades fantásticas e é inspirado pela figura feminina, natureza e sonhos dados forma e significado através da subjetividade do espectador.

Também participam os representantes espanhóis da arte urbana europeia: Daniel San Muñoz da Extremadura, com criações ligadas a conceitos como história, publicidade e cultura popular, e o catalão Sixe Paredes, cujas pinturas, esculturas e instalações refletem o misticismo e o futurismo ancestral.

jcm/dgh/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.