14 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Sinais salariais adversos para os trabalhadores uruguaios

Sinais salariais adversos para os trabalhadores uruguaios

Montevidéu, 7 jul (Prensa Latina) Sinais adversos para os trabalhadores uruguaios foram emitidos pelo governo e pela Câmara de Comércio na convocação de hoje do Conselho Superior Tripartite para o processo anual de negociação salarial.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Diante de uma central sindical Pit-Cnt que mostrou preocupação, o Ministro do Trabalho e Previdência Social, Pablo Mieres, declarou dias atrás que ainda era necessário ajustar as diretrizes que ele apresentará à reunião.

Ele apenas indicou que a situação foi avaliada em cada um dos setores de trabalho, e disse que alguns deveriam ir para outra ‘ponte’, o que se traduz em um novo congelamento salarial acordado.

Ele reiterou que a situação econômica do país ainda está rodeada de incertezas e depende da evolução da pandemia de Covid-19 e, embora o Uruguai tenha entrado numa fase de afrouxamento da taxa de contaminação, não há certeza de que isto seja definitivo, para coexistir com a existência de variantes do vírus da SARS CoV-2, que causa a doença.

De acordo com o projeto oficial, talvez quando o turismo começar a funcionar plenamente, haverá uma recuperação significativa do emprego.

Questionado sobre suas perspectivas, o presidente da Pit-Cnt, Fernando Pereira advertiu que quaisquer diretrizes de negociação devem conter uma recuperação salarial até 1ú de janeiro de 2022, conforme assegurado pelo governo em 2020 e reafirmado em 2021.

Mas ao mesmo tempo, as Câmaras de Negócios levantaram a possibilidade e a necessidade de permitir a contratação de novos trabalhadores com salários abaixo do acordado nos Conselhos de Salários, aproveitando o fato de que milhares de uruguaios caíram no desemprego.

Ao tomar conhecimento disso, o secretário geral do Pit-Cnt, Marcelo Abdala, chamou-o de ilegal, marcando assim a polêmica do Conselho Tripartite convocado para o dia.

ga/hr/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.