28 de March de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ex funcionário-chave testemunhará sobre a compra de vacinas no Brasil

Ex funcionário-chave testemunhará sobre a compra de vacinas no Brasil

Brasília, 7 jul (Prensa Latina) Roberto Ferreira, ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, testemunhará hoje perante uma comissão do Senado (CPI) sobre esquemas de suborno na compra de vacinas anti-Covid-19 no Brasil.

Ferreira é considerado um jogador-chave na revelação dos detalhes das alegações de duas supostas ações de suborno na aquisição de drogas contra o patógeno pelo Ministério da Saúde.

O ex-funcionário foi acusado de exigir dinheiro para fechar o contrato de compra de antígenos da empresa anglo-sueca Astrazeneca, de acordo com o jornal Folha de São Paulo em 29 de junho.

Segundo o jornal, o representante da empresa americana Davati Medical Supply, Luiz Dominguetti, disse ter recebido um pedido de suborno de um dólar por dose de imunizante (400 milhões) para fechar o contrato com o ministério.

O pedido de suborno, disse Dominguetti, foi feito por Ferreira em um jantar em Brasília.

A nomeação de Ferreira para o cargo ocorreu no governo do Presidente Jair Bolsonaro, quando a pasta da saúde ainda era chefiada pelo médico Luiz Henrique Mandetta.

Propagado como indicação do líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros, ele foi nomeado em 8 de janeiro de 2019.

Barros, no entanto, salientou que ele desconhecia totalmente a acusação de suborno e que Ferreira não era sua proposta. Em outubro de 2020, Bolsonaro solicitou a remoção do impeachment de Ferreira para o cargo de diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, substituindo Alessandra Bastos Soares.

Uma publicação de fevereiro no Jornal Oficial da União indicou que ele foi designado como signatário dos contratos assinados pelo ministério para a compra milionária de imunizadores Sputnik (Rússia) e Covaxin (Índia).

O ex-diretor, que nega qualquer alegação, foi demitido em junho depois de ser acusado de exigir um suborno para autorizar o governo federal a obter a vacina da AstraZeneca.

Os pedidos de convocação do comitê foram apresentados pelos senadores Humberto Costa e Otto Alencar, que também querem esclarecer o suposto envolvimento de Ferreira em irregularidades na compra de outro imunizador: Covaxin.

Em sua décima semana, a CPI investiga a atuação do Poder Executivo diante do vírus, que até o momento já custou 526.892 vidas perdidas e 18.855.115 infectados.

oda / ocs/ bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES