28 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Estados Unidos mantém planos contra a Venezuela

Estados Unidos mantém planos contra a Venezuela

Washington, 7 jul (Prensa Latina) Os Estados Unidos mantêm sem variação os planos do ex-presidente Donald Trump de derrubar o governo do presidente venezuelano Nicolas Maduro, disse hoje um especialista.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Marcos Salgado, analista associado ao Centro Latino-Americano de Análise Estratégica (CLAE, estrategia.la), disse que a Casa Branca ‘aperfeiçoa seu plano contra a Venezuela’.

A curto prazo, disse ele, as eleições de novembro próximo estão no horizonte e, a longo prazo, a questão é se Washington vai desistir de um plano que, mesmo que as administrações da Casa Branca mudem, permanecerá o mesmo.

O especialista citou acordos recentes entre os governos dos Estados Unidos e do Canadá, juntamente com a União Europeia, para formalizar sua nova estratégia contra as autoridades de Caracas.

Salgado salientou que na nova manobra, incluída na declaração conjunta com a União Europeia e o Canadá, o objetivo de derrubar Caracas é substituído por uma tática de natureza eleitoral e concebida para um prazo mais longo.

Ele ressaltou que o fato de não haver nenhuma tentativa de golpe ou invasão na esquina é um passo à frente.

Entretanto, ele acrescentou, na nova estratégia ainda não há reconhecimento das instituições venezuelanas e as sanções, a apropriação de ativos, o congelamento de fundos e a propriedade da empresa petrolífera Citgo, permanecem as mesmas.

Isto, acrescentou ele, torna bastante difícil avançar em uma negociação entre o governo e a oposição, que por enquanto não tem imagem pública, nenhum calendário ou objetivos definidos, embora a declaração dos Estados Unidos, Canadá e UE deixe em aberto a possibilidade de flexibilizar as sanções.

De acordo com Salgado, a longo prazo, a questão é se os Estados Unidos vão desistir de seu plano de derrubar o governo venezuelano.

mgt/lb/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.