28 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

ALBA-TCP coordena ações para a proteção ambiental

ALBA-TCP coordena ações para a proteção ambiental

Caracas, 7 jul (Prensa Latina) A Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América - Tratado Comercial do Povo (ALBA-TCP) realizará hoje uma reunião de coordenação sobre proteção ambiental.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

‘Ministros e altas autoridades do meio ambiente, se reunirão para coordenar ações na luta contra a mudança climática, a democratização da água e pelos direitos da Mãe Terra’, disse a ALBA-TCP em sua conta na rede social Twitter.

Durante a 19ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo, realizada em 24 de junho em Caracas, os países membros do bloco de integração ratificaram em um acordo especial que é imperativo cumprir os compromissos da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

Neste sentido, consideraram as questões relacionadas à mudança climática, à conservação da biodiversidade e à luta contra a desertificação, a poluição, entre outras, a fim de garantir a satisfação das necessidades das gerações presentes e futuras.

Também afirmaram que as contribuições determinadas nacionalmente do Acordo de Paris ainda são insuficientes para alcançar o objetivo de estabilização da temperatura, um objetivo essencial para impedir a recorrência de eventos devastadores e o aumento das emissões de gases de efeito estufa.

Em vista deste cenário, a ALBA-TCP enfatizou a necessidade de aprofundar os esquemas de cooperação existentes entre as regiões a fim de formar uma aliança internacional para enfrentar a mudança climática e outras questões ambientais importantes.

A Aliança considerou que a crise ambiental é uma consequência dos padrões insustentáveis de produção e consumo dos países desenvolvidos e, sobretudo, da falta de vontade política para cumprir com os compromissos e obrigações nesta área.

A delegação também advertiu que a América Latina e o Caribe, incluindo os países da ALBA-TCP, estão sofrendo os impactos crônicos e graduais da mudança climática, o que tem repercussões no progresso feito no desenvolvimento sustentável em harmonia com a natureza e na luta contra a pobreza.

Neste sentido, o bloco integracionista instou a promover a transição para padrões mais sustentáveis de consumo e produção, e também denunciou o impacto de medidas coercitivas unilaterais sobre as capacidades dos Estados para responder à crise ambiental.

ga/wup/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.