7 de December de 2021

NOTICIAS

Lei do patrimônio cultural do Candomblé é promovida no Uruguai

Lei do patrimônio cultural do Candomblé é promovida no Uruguai

Montevidéu, 2 Jul (Prensa Latina) O deputado da Frente Ampla do Uruguai, Mariano Tucci, considerou hoje de particular interesse a presença do candomblé nos programas educacionais e pedagógicos como expressão cultural indígena da nação.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Isso se refletiu em um projeto de lei apresentado à Câmara Legislativa, para valorizar essa expressão da comunidade afro-uruguaia, transmitida como patrimônio de sua origem histórica.

‘A ressonância é ainda maior quando é oficialmente reconhecido pela UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade e essa definição nos obriga a propor novas medidas’, afirmou o legislador.

Nesse sentido, a força política de esquerda sugere agregar um artigo de cunho cultural à lei promulgada em agosto de 2013, que reconhece que a população afrodescendente residente em território nacional foi ‘historicamente vítima de racismo, discriminação e estigmatização de a época do tráfico e tráfico de escravos ‘.

Um acréscimo proposto promove e preserva esse legado em suas facetas históricas e artísticas, como ‘um dever que temos para com a comunidade que promove e salvaguarda um tão rico patrimônio e uma obrigação para com nossa identidade’.

O projeto também se propõe a oferecer garantias à manifestação cultural exibida por comparsas, cordas e grupos de candomble na via pública, desde que sejam respeitadas as normas de convivência já estabelecidas na órbita departamental e nacional.

Jcm/hr/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.