30 de November de 2021

NOTICIAS

Israel cometeu 124 violações contra jornalistas palestinos em junho

Israel cometeu 124 violações contra jornalistas palestinos em junho

Ramallah, 2 jul (Prensa Latina) As autoridades israelenses cometeram pelo menos 124 violações contra jornalistas palestinos em junho, incluindo prisões e ataques físicos, denunciou hoje o Ministério da Informação.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A Unidade de Documentação e Monitoramento daquele ministério disse em um relatório que no mês passado as forças de segurança detiveram ou colocaram sob prisão domiciliar 13 jornalistas palestinos e estenderam as penas de prisão a outros quatro.

Colocava que 43 foram feridos pelo exército, polícia ou colonos israelenses enquanto cobriam protestos populares no bairro de Jerusalém Oriental do Xeque Jarrah ou na cidade de Silwan, na Cisjordânia.

Em mais de 25 ocasiões, as tropas de ocupação, com a ajuda e cumplicidade dos colonos, impediram que jornalistas e repórteres palestinos cobrissem as manifestações, disse a reportagem.

Em pelo menos seis casos, acrescenta, seus telefones celulares e equipamentos foram confiscados e em três casos as câmeras foram danificadas.

A investigação também denuncia o bloqueio de websites e a restrição das contas e páginas pessoais dos jornalistas, bem como a decisão de manter fechado o escritório de Jerusalém da TV palestina.

O relatório documentou dois casos de jornalistas palestinos submetidos a interrogatórios extremos nas prisões israelenses e quatro outros casos de jornalistas forçados a pagar multas em troca de sua libertação.

A agência oficial de notícias Wafa revelou ontem que em junho as forças de segurança israelenses mataram 13 palestinos, feriram 689 e prenderam 384 outros, enquanto demoliam 31 casas e instalações.

oda/rob/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.