15 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Haiti está em estado de alerta devido à tempestade tropical Elsa

Haiti está em estado de alerta devido à tempestade tropical Elsa

Porto Príncipe, 2 jul (Prensa Latina) O Haiti acordou hoje em estado de alerta amarelo, a primeira das fases de emergência, devido à proximidade da tempestade tropical Elsa, informou a Diretoria de Proteção Civil (DPC).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A entidade em conjunto com a Secretaria Permanente de Gestão de Risco de Desastres e a Unidade Meteorológica alertou que o fenômeno pode afetar o sul do país amanhã à noite.

Às 23h00, horário local, de quinta-feira, Elsa estava a 420 quilômetros a sudeste de Barbados, com ventos máximos sustentados de 85 quilômetros por hora, enquanto se movia de oeste-noroeste a uma velocidade de 43 quilômetros por hora, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

O DPC alertou que na trajetória esperada, o centro da tempestade tropical terá que cruzar o sul das Antilhas Menores durante a jornada da sexta-feira, antes de provavelmente cruzar a região sul do país no sábado.

Os departamentos Sudeste, Oeste, Nippes, Sul e Grand Anse são, por enquanto, os principais afetados, disse a instância.

Da mesma forma, os dados sugerem que ventos da tempestade de mais de 63 quilômetros por hora impactem a capital, com uma probabilidade de 48% e 45% para a cidade de Les Cayes, no sul.

As autoridades pediram aos residentes de áreas com risco de inundações, desabamentos e deslizamentos de terra que permaneçam vigilantes e apliquem as instruções de segurança habituais.

A quinta tempestade da temporada ciclônica ocorre após a passagem de uma onda tropical na véspera que causou chuvas e ventos fortes, principalmente em Grand Anse, Sul e Nippes.

A cada ano, a temporada de furacões representa uma séria ameaça ao Haiti, que tem um sistema de alerta precoce fraco e infraestrutura insuficiente para lidar com eventos desse tipo.

No ano passado, o período que vai de 1ú de junho a 30 de novembro deixou pelo menos 30 mortos e mais uma dúzia de desaparecidos, além de milhares de casas destruídas e estragos em estradas.

oda / ane / cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.