2 de December de 2021

NOTICIAS

Venezuela e Cuba revisam agenda de cooperação bilateral

Venezuela e Cuba revisam agenda de cooperação bilateral

Caracas, 1 jul (Prensa Latina) Representantes dos governos da Venezuela e de Cuba revisaram a agenda de cooperação bilateral para fortalecer os laços políticos entre os dois países, informou hoje uma fonte diplomática.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O vice-chanceler venezuelano para a América Latina, Rander Peña, manteve um encontro com o diretor sul-americano do Itamaraty, Jorge Luis Mayo, durante o qual foram reafirmados os laços de amizade e fraternidade existentes.

A esse respeito, o Vice-Ministro Peña explicou que as partes trataram da situação na região da América Latina e do Caribe, buscando fortalecer os mecanismos de coordenação política, informou o Itamaraty em nota à imprensa.

Uma delegação do Governo de Cuba, presidida pelo Vice-Primeiro Ministro Ricardo Cabrisas, fez uma recente visita de trabalho ao país sul-americano para avaliar o desenvolvimento de acordos de cooperação abrangentes.

A esse respeito, a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, informou à imprensa que os dois países mantêm uma revisão constante dos laços em diversas áreas de interesse estratégico e ratificou o compromisso de fortalecer esses laços diante da agressão econômica dos Estados Unidos. Estados.

Por sua vez, Cabrisas descreveu como intensa a agenda desenvolvida ao longo de vários dias com altas autoridades venezuelanas, que produziu resultados encorajadores, enfatizou.

Além disso, afirmou que a cooperação entre Venezuela e Cuba avança em ritmo acelerado, apesar dos obstáculos associados às medidas coercitivas implementadas pelo governo dos Estados Unidos.

Durante sua estada no país sul-americano, o co-presidente da comissão intergovernamental fez intercâmbio com o vice-presidente setorial de Economia e ministro do Petróleo da Venezuela, Tareck El Aissami.

Da mesma forma, Cabrisas manteve reuniões de trabalho com os funcionários venezuelanos da Saúde Carlos Alvarado; Agricultura Produtiva e Terras, Wilmar Castro; Energia Elétrica, Néstor Reverol; e o presidente da estatal Petróleos de Venezuela, Asdrúbal Chávez.

As representações governamentais enfatizaram que, em meio à difícil situação caracterizada pelo enfrentamento da pandemia Covid-19, a prioridade de ambos os governos gira em torno da preservação da saúde de suas respectivas populações.

Por força do Acordo Integral de Cooperação assinado em 2020, Havana e Caracas promovem programas e projetos nas áreas de saúde, educação, energia, ciência e tecnologia, cultura, defesa, esporte, entre outros, para impulsionar suas economias e bem-estar. de suas cidades.

jcm/wup/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.