25 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Retirada turca da Convenção de Istambul gera protestos

Retirada turca da Convenção de Istambul gera protestos

Ancara, 1 Jul (Prensa Latina) A retirada da Turquia da Convenção de Istambul, a partir de hoje, levou organizações feministas a convocar protestos nas principais cidades do país.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O texto, elaborado no âmbito do Conselho da Europa, entrou em vigor em agosto de 2014 quando foi assinado por mais de trinta países para combater a violência contra as mulheres.

Em março passado, Erdogan anunciou a saída da Turquia da Convenção sob o argumento de que ‘normaliza a homossexualidade’; Enquanto isso, partidos de oposição e organizações feministas garantiram que tal decisão é uma estratégia eleitoral para conquistar votos entre os setores mais conservadores do país.

Organizações não governamentais e a União Europeia pediram a Erdogan que reconsiderasse a medida, enquanto o mais alto tribunal administrativo do país rejeitou na segunda-feira um recurso para anular a decisão do governo.

O órgão judicial argumentou que a autoridade para ratificar ou anular o pacto não é o parlamento, mas o presidente, segundo a agência Anadolu.

O presidente turco garantiu que a ruptura não significa um retrocesso para as mulheres em termos de direitos e liberdades.

Mas números fornecidos por organizações não governamentais apontam 189 mulheres assassinadas no país até agora este ano.

A ação hoje tomada pelo Executivo turco faz deste país o primeiro membro do Conselho da Europa a se dissociar de uma convenção internacional de Direitos Humanos, segundo fontes comunitárias.

mem/ehl/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.