29 de November de 2021

NOTICIAS

Povos indígenas da Venezuela desenvolvem indicações de candidatos

Povos indígenas da Venezuela desenvolvem indicações de candidatos

Caracas, 1 jul (Prensa Latina) Os povos indígenas da Venezuela estão revisando os últimos detalhes hoje para desenvolver as sessões de indicação de candidatos para as eleições regionais e municipais de novembro nos dias 2 e 3 de julho.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A vice-presidenta dos Povos Indígenas do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Aloha Núñez, anunciou que nesta quinta-feira tudo estará pronto para que 69 municípios de oito estados do país participem desse processo, que será liderado por uma equipe indígena.

O mesmo se realiza pela primeira vez de acordo com as tradições desses povos, depois que, no dia 27 de maio, a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) aprovou por unanimidade o Regulamento Especial para Regulamentar a Eleição de Legisladores e Vereadores pela Representação Indígena.

De acordo com o disposto, as assembleias comunitárias onde serão escolhidos definitivamente os porta-vozes serão realizadas no dia 26 de novembro, cinco dias após as eleições nacionais.

O Regulamento estabelece que o regime eleitoral será na modalidade nominal, pelo sistema de maioria relativa de votos, a qual será realizada manualmente, por meio de boletins e demais instrumentos eleitorais a serem expedidos pela CNE.

Da mesma forma, os distritos eleitorais para a eleição da representação indígena são formados para proporcionar a maior representatividade dessas comunidades, portanto, são definidos os estados de Amazonas, Anzoátegui, Apure, Bolívar, Delta Amacuro, Monagas, Sucre e Zulia.

Em cada estado constituído como distrito eleitoral, cuja população originária seja igual ou superior a 500 pessoas, será eleito um legislador, com seu respectivo suplente, e em cada município, com população maior ou igual a 300, se elegerá uma vereadora ou vereador e seu suplente.

ymr / ycv / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.