6 de December de 2021

NOTICIAS

Festival de Música de Cartagena

Festival de Música de Cartagena

Bogotá, 1 Jul(Prensa Latina) A XV edição do Festival Internacional de Música de Cartagena, Colômbia, homenageará hoje a ópera clássica com um concerto que apresentará obras de dois de seus representantes: o italiano Pergolesi e o austríaco Mozart.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O recital abrirá com uma das mais de 60 adaptações musicais feitas por diferentes compositores europeus da Olimpíada, um libreto do popular Pietro Metastasio baseado em versões de Giovanni Battista Pergolesi e o homônimo de Domenico Cimarosa.

A performance continua com a peça Cecchina ou a boa filha do compositor clássico Niccoli Vito Piccinni, apresentada em um novo estilo que suaviza as fronteiras entre a ópera séria e a ópera cômica.

O fio condutor do espetáculo será encerrado com trechos de Don Giovanni, de Wolfgang Amadeus Mozart, uma das óperas mais populares do compositor que reúne, em uma obra-prima, muitas das preocupações e reformas ocorridas no século.

Sebastiano Rolli dirigirá a encenação no Teatro Adolfo Mejía que receberá as colombianas Eliana Piedrahital, o tenor Hans Ever Mogollón, o barítono Juan David González, a soprano María Paula Gómez e a mezzo-soprano Paola Leguizamón, junto com a italiana Elisa Bonazzi e a Filarmônica da Juventude de Bogotá.

O encontro em sua convocatória atual abrangerá três séculos de história da ópera italiana seguindo um itinerário que começará com Orfeo de Monteverdi (1607), A coroação de Poppea de Monteverdi (1643) e terminará com Don Carlos de Verdi (1867) e La Bohme de Puccini (1896).

Segundo os organizadores, a celebração vai até 5 de julho em formato reduzido e semi-presencial que incluirá concertos ao vivo, televisivos e streaming, dedicados a evidenciar momentos relevantes da história da ópera.

Devido à situação de saúde gerada pelo Covid-19, o evento reduziu o número de atividades e a capacidade do público, mas os organizadores consideram a edição atual um avanço do XVI em 2022 que pretende ser realizado pessoalmente

ymr/yrv/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.