7 de December de 2021

NOTICIAS

Díaz-Canel saúda o Dia do Historiador em Cuba

Díaz-Canel saúda o Dia do Historiador em Cuba

Havana, 1 jul (Prensa Latina) O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, saudou hoje o Dia do Historiador no país caribenho e parabenizou os profissionais do setor.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em mensagem publicada em sua conta no Twitter, o presidente relembrou palavras do Herói Nacional de Cuba, José Martí, em evocação ao estudo da história.

‘Do amor às glórias do passado, extrai-se força para adquirir novas glórias’, disse Martí. Enquanto leio, penso nos historiadores cubanos. Obrigado por seu trabalho. Parabéns, ele escreveu.

A data lembra a nomeação do intelectual Emilio Roig de Leuchsenring como historiador de Havana em 1ú de julho de 1935.

Em 1936, por iniciativa do também pesquisador e ensaísta, foi criado o Gabinete do Historiador da Cidade, cuja organização ele assumiu.

Além disso, foi responsável pelas edições deste escritório, como os Cadernos de História de Havana, as Atas Capitulares da Câmara Municipal de Havana e a Coleção Histórica Cubana e Americana.

O Comitê Nacional da União dos Historiadores de Cuba fixou a data como Dia do Historiador de Cuba em homenagem à saga do ensaio do pesquisador e à notável experiência do cargo sob sua responsabilidade, que mais tarde se espalharia por todo o arquipélago.

O evento homenageia e reconhece estes profissionais, ao mesmo tempo que preconiza o estudo da história a partir da investigação, a sua divulgação, ensino e preservação do patrimônio histórico nacional.

msm / ebr / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.