16 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Descoberta bactéria da peste negra há cinco mil anos

Descoberta bactéria da peste negra há cinco mil anos

Berlim, 1 jul (Prensa Latina) O paciente zero da peste bubônica, doença que exterminou metade da população da Europa, morreu há mais de cinco mil anos na Letônia, confirmou hoje uma investigação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Uma equipe internacional de cientistas liderada pela Universidade Alemã de Kiel relatou que o indivíduo infectado com a cepa mais antiga conhecida da chamada ‘Peste Negra’ era um caçador-coletor entre 20 e 30 anos de idade, encontrado em um sítio Neolítico. ( do sexto ao terceiro ano antes de Cristo).

A descoberta ocorreu durante o estudo do DNA (ácido desoxirribonucleico) dos restos mortais de quatro pessoas enterradas no sítio arqueológico de RiÅ † Å † ukalns, na atual Letônia, disse um comunicado.

Ao contrário do que se supunha anteriormente, a bactéria Yersinia pestis (causadora da doença) já infectava humanos no início do Neolítico, mas nos primeiros estágios de sua evolução apresentava fraca capacidade de contágio, portanto sua disseminação não atingiu proporções epidêmicas.

Pesquisa publicada na revista científica Cell Reports especificou que nos próximos 4.300 anos a cepa evoluiu para se tornar muito mais letal para os humanos, culminando na catastrófica Peste Negra que devastou a Eurásia e o Norte da África.

‘De uma perspectiva arqueológica, esta descoberta é importante, porque sugere que as infecções com a bactéria da peste não levaram a mudanças sociais ou políticas transformadoras em grande escala no Neolítico’, disse o professor Johannes Müller, diretor do Instituto de Pré e Proto-história .da universidade alemã.

Eles concluíram que o DNA humano antigo e os patógenos podem fornecer mais informações sobre doenças modernas, como condições inflamatórias crônicas.

A Peste Negra causa febre, dores de cabeça e vômitos depois que o bacilo viaja pelo sangue e ataca o linfonodo mais próximo, este último pode se romper e é conhecido como bubão.

jcm/nmr/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.