30 de November de 2021

NOTICIAS

Presidente cubano destaca imunização em meio a onda de Covid-19

Presidente cubano destaca imunização em meio a onda de Covid-19

Havana, 30 jun (Prensa Latina) O presidente cubano Miguel Díaz-Canel Bermúdez destacou hoje os mais de um milhão de cubanos imunizados com as candidatos anti-Covid Abdala e Soberana 02, no contexto das novas medidas para conter a pandemia.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

‘Superamos um milhão de cubanos vacinados com as 3 doses de #Abdala ou #Soberana. Essa boa notícia vem no pior surto de # Covid19, que nos obrigou a declarar a transmissão comunitária no país. Temos um novo plano de medidas, haverá mais exigências e a vacinação continuará ‘, escreveu ele em sua conta no Twitter.

O Ministério da Saúde Pública (Minsap) confirmou na véspera que 1.006.300 pessoas completaram o esquema de vacinação por meio de ensaios clínicos, estudos de intervenção e intervenção em saúde.

Da mesma forma, 2.696.277 receberam pelo menos uma dose dos produtos, sendo que a segunda já foi aplicada a 1.973.744 voluntários.

O esquema de imunização desenhado em Cuba inclui três doses de Abdala, uma formulação do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB), que apresentou eficácia de 92,28%.

Enquanto isso, a proposta de injetáveis ​​do Instituto Finlay de Vacinas (IFV) é de duas doses de Soberana 02, esquema que atingiu 62 por cento dessa variável, e nos próximos dias os dados serão informados com a adição da terceira injeção de Soberana Plus.

Diante da complexa situação epidemiológica que tornou necessária a decretação da fase de transmissão comunitária autóctone pela primeira vez, o governo aplicou um novo plano de medidas, com o objetivo de cortar a cadeia de infecções, avançar na intervenção em saúde e reduzir ao máximo a mobilidade.

O grupo de trabalho do governo para o enfrentamento da pandemia, chefiado pelo presidente cubano e primeiro-ministro Manuel Marrero, ordenou, entre outros assuntos, o aumento do controle sanitário nos pontos de entrada no território nacional.

Da mesma forma, estabelece o fortalecimento da vigilância epidemiológica e, em particular, da busca ativa, como forma de contribuir para limitar o aumento da disseminação do vírus SARS-CoV-2, causador da doença.

Garantir o seguro médico dos doentes e o processo de intervenção em saúde com as vacinas candidatas para ajudar a conter a transmissão da Covid-19, reduzir o número de pacientes em estágios graves e o número de óbitos, são outras tarefas levantadas nessa estratégia.

jcm / nmr / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.