20 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente boliviano presta homenagem à heroína nacional

Presidente boliviano presta homenagem à heroína nacional

La Paz, 30 jun (Prensa Latina) O presidente boliviano Luis Arce prestou hoje homenagem à heroína indígena Bartolina Sisa, que há 150 anos foi feita prisioneira pelos espanhóis em combate.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em seu relato no Twitter, Arce enfatizou que Sisa, junto com seu marido Tupac Katari, liderou uma grande rebelião que abalou as bases do poder colonial espanhol.

A história nacional registra que ambos os lutadores decidiram desenvolver planos para a revolta indígena de La Paz, Oruro e Chayanta, e destaca Sisa como um participante ativo no primeiro cerco da cidade de La Paz em busca da libertação da nação indígena sujeita à servidão e escravidão.

A guerreira foi presa por traição e após um julgamento foi considerada culpada de revolta contra o rei da Espanha, e foi condenada à morte por enforcamento.

Ela morreu em 5 de setembro de 1782. Seu corpo foi desmembrado e suas partes levadas para vários lugares enquanto os colonizadores enfiavam sua cabeça em uma lança. No final, seus restos foram queimados e suas cinzas espalhadas ao vento.

A imagem desta líder indígena aymara aparece nas 200 cédulas bolivianas em circulação nacional em homenagem a seu legado anticolonial, e a Confederação Nacional de Mulheres Camponesas Indígenas da Bolívia recebe seu nome em homenagem a ela.

mgt/dla/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.