1 de December de 2021

NOTICIAS

Dia Internacional das Redes Sociais marcado pela Covid-19

Dia Internacional das Redes Sociais marcado pela Covid-19

Washington, 30 jun (Prensa Latina) O mundo comemora hoje o Dia Internacional das Redes Sociais, uma iniciativa desde 2010 do portal de notícias tecnológicas Mashable, e o festival deste ano será o segundo consecutivo marcado por uma pandemia.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com uma publicação do Jornal Espanhol de Comunicação da Saúde, a Covid-19 gerou inúmeros desafios em torno da comunicação digital, entre os quais se destaca a alta disseminação de informações falsas em espaços de mensagens instantâneas como o Whatsapp ou plataformas como Facebook e Instagram.

As chamadas ‘notícias falsas’ são frequentemente difundidas por pessoas ou relatos amplamente seguidos no ambiente on-line e provocam uma histeria social que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar um estado de ‘infodemia’ desde fevereiro de 2020, explica o documento.

Para os autores do artigo, as redes sociais também contribuem para neutralizar a desinformação.

Desde o ano passado, por exemplo, empresas gigantes como Facebook e Twitter têm apertado seus filtros para identificar quando uma notícia é falsa e removê-la do fluxo digital.

Também criaram, juntamente com a OMS, centros de informação sobre a Covid-19 onde publicam dados atualizados sobre o progresso das campanhas pandêmicas e de vacinação.

Tal lista de ações durante o período pandêmico mostra que as organizações globais compreendem a influência das plataformas digitais na vida cotidiana das pessoas.

A cada 30 de junho, a data é comemorada para destacar a importância de usar essas ferramentas digitais de forma responsável.

Em celebrações anteriores foram organizados eventos, fóruns e conferências que procuraram explorar o potencial de plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, entre outras.

Em 2020, a chamada virtual foi focada em usuários compartilhando conteúdo valioso sobre o assunto usando a hashtag #SocialNetworksDay.

mgt/ghp/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.