1 de December de 2021

NOTICIAS

Biblioteca Cubana José Martí será considerada Monumento Nacional

Biblioteca Cubana José Martí será considerada Monumento Nacional

Havana, 30 jun(Prensa Latina) A Biblioteca Nacional José Martí de Cuba será hoje Monumento Nacional, segundo publicação do Conselho do Patrimônio Cultural de Cuba em seu perfil oficial no Twitter.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Organizado pela entidade responsável pela preservação de parte do patrimônio cultural do país e pela Comissão de Monumentos Nacionais, o evento será realizado na instituição com sede na cidade de Havana.

Símbolo da cultura cubana dentro e fora do país, a Biblioteca Nacional abriu suas portas pela primeira vez em 18 de outubro de 1901 e em 1949 recebeu o nome de Herói Nacional de Cuba como uma digna homenagem a sua marca.

A entidade possui um acervo literário digital e inúmeras salas que se tornam testemunhas do patrimônio documental, bibliográfico, artístico e sonoro da nação caribenha e da cultura universal.

O centro tem sido palco de acontecimentos marcantes na história da ilha, entre os quais se destaca o discurso Palavras aos intelectuais proferido pelo líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, em 1961, juntamente com um grupo de artistas e escritores. .

Precisamente neste 30 junse comemora 60 anos do encontro alegórico com a vanguarda artística e literária, que desde então estabeleceu as bases da política cultural da Revolução triunfante de 1959.

A Lei dos Monumentos Nacionais e Locais, aprovada em 1977, rege a atribuição desta distinção a qualquer construção, estaleiro ou objeto que, pela sua excepcionalidade, mereça ser protegido por disposições legislativas.

Para a concessão, a Comissão de Monumentos Nacionais, responsável pelo processo, rege-se por diversos requisitos, entre os quais se destaca o elevado significado cultural, histórico ou social para o país do centro em questão.

ga / yrv/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.