7 de December de 2021

NOTICIAS

Normal, embora raro, terremoto recente em Cuba

Normal, embora raro, terremoto recente em Cuba

Santiago de Cuba, 29 jun(Prensa Latina) A Dra. Olearys González, diretora do Centro Nacional de Pesquisas Sismológicas (Cenais), considerou que o terremoto de magnitude 5,1 que ocorreu hoje em Artemisa responde a um processo normal e natural, embora raro ali.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em declarações à Prensa Latina, o cientista explicou que o fenómeno se deu numa zona, na qual historicamente se registam sismos ao longo de toda a sua extensão e esta terça-feira de manhã é mais um nesse comportamento.

González apreciou que ainda falta pouco tempo para uma avaliação mais detalhada do terremoto, que atualmente está sendo feita por técnicos e especialistas do Serviço Sismológico Nacional (SSN) e das estações distribuídas por toda a geografia nacional.

Não se pode afirmar ou negar que será gerado um evento forte, afirmou categoricamente o especialista ao apontar que o local de ocorrência foi a falha de Pinar, importante zona geradora de terremotos no país embora distante da principal, que é o sul. – faixa costeira oriental.

Este terremoto não nos surpreende, pois sabemos que a partir daí podem ser gerados terremotos com essas características, enfatizou o diretor do Cenais, que o qualificou de moderado, embora outras agências tenham lhe dado outros valores de magnitude.

Afirmou que estes dados são preliminares e embora não haja relatos de danos, sabem que a população os sentiu fortemente na capital cubana e em particular nos edifícios altos.

Acontece assim, explicou, porque como o tremor é superficial, essas ondas qualificadas da mesma forma atingem aquela distância com uma frequência que ressoa com a altura desses edifícios, além de outros fatores influenciadores.

Embora os terremotos sejam fenômenos naturais, quando ocorrem em locais onde não são frequentes, causam maior perturbação na população, ao que recomendou seguir as informações do Estado-Maior da Defesa Civil para evitar a confusão gerada pelas redes sociais, enfatizou.

mem / mca / glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.