5 de December de 2021

NOTICIAS

Síria denuncia guerra da água pela Turquia contra ela

Síria denuncia guerra da água pela Turquia contra ela

Damasco, 28 jun (Prensa Latina) O Ministério das Relações Exteriores da Síria deplorou hoje o que chamou de guerra da água por parte do governo turco, privando centenas de milhares de habitantes da água no nordeste desta nação.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Quase um milhão de pessoas na cidade de Hasakeh e nas comunidades vizinhas estão sem água porque a operação da usina Alouk, localizada na cidade de Ras al-Ain, dominada pelos militares turcos e extremistas relacionados, foi interrompida pela 25ª vez. o Itamaraty denunciou em nota.

Ele acrescentou que Ancara reduziu o fluxo do rio Eufrates e a quantidade de líquido que chega à Síria está muito abaixo do que está estipulado no acordo firmado entre os dois países e depositado na Secretaria-Geral das Nações Unidas.

O texto também denuncia que os extremistas que operam sob comando e assessoria das tropas turcas no norte da Síria atacam a rede elétrica que alimenta a instalação em uma ação intencional de sabotagem.

Esta constitui uma política imoral e um crime de guerra contra a humanidade, em violação de todas as convenções internacionais, sublinhou.

O Itamaraty explicou que levantou esta questão em vários fóruns internacionais, no entanto, Ancara se recusou a ouvir a voz da razão e da sabedoria diplomática e persiste, segundo as denúncias de Damasco, em sua política míope que prejudica gravemente as relações de vizinhança.

O rio Eufrates nasce na Turquia, flui para a Síria e continua para o Iraque, e então deságua no Golfo Pérsico.

O acordo assinado em 1987 estipula que Ancara permitirá a passagem de pelo menos 500 metros cúbicos de água por segundo, 58 por cento dos quais sai da Síria para o Iraque sob um acordo bilateral entre Damasco e Bagdá assinado em 1989.

jf / fm / glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.