16 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Evo Morales parabeniza o novo líder do Conaie no Equador

Evo Morales parabeniza o novo líder do Conaie no Equador

La Paz, 28 jun (Prensa Latina) O ex-presidente boliviano Evo Morales parabenizou hoje o novo líder da Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (Conaie), Leonidas Iza, eleito na véspera do 7ú Congresso da organização.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

‘Os povos indígenas de Abya Yala (América) são originários milenares, com unidade na diversidade e unidade diante da adversidade’, disse o ex-presidente (2006-2019) através de seu perfil na rede social Twitter.

Junto com outros setores estamos promovendo o Runasur para um continente Plurinacional, acrescentando em sua mensagem o também líder indígena e figura máxima do Movimento ao Socialismo na Bolívia.

Morales anunciou em abril passado o nascimento deste órgão que se une a projetos como a União das Nações Sul-Americanas (Unasul), com o objetivo de integrar organizações sociais de vários países da região.

A Conaie, que reúne as nacionalidades indígenas do Equador, povos, comunidades, centros e associações, já demonstrou em ocasiões anteriores sua solidariedade com esta nação andino-amazônica.

A maior organização social do Equador gritou recentemente para que o povo boliviano encontrasse justiça para os massacres cometidos em Sacaba e Senkata após o golpe de Estado de novembro de 2019.

O VII Congresso da Conaie começou na sexta-feira passada e terminou com a eleição da nova diretiva e a ratificação das reivindicações em favor do povo.

Leonidas Iza, reconhecido como um dos protagonistas dos protestos de outubro de 2019 no Equador, em rejeição às medidas econômicas de corte neoliberal arranjadas pelo governo, esteve à frente do movimento para os próximos três, após obter 821 votos.

O agricultor e engenheiro ambiental de 39 anos, ex-líder do Movimento Indígena e Camponês de Cotopaxi (Micc), venceu María Andrade, do povo Kichwa-Saraguro, e Marco Guatemalteco, das comunidades da Serra Norte.

mem/znc/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.