29 de November de 2021

NOTICIAS

Capital do Chile com frio intenso e pré-emergência ambiental

Capital do Chile com frio intenso e pré-emergência ambiental

Santiago do Chile, 28 jun (Prensa Latina) Esta capital acordou hoje com uma temperatura próxima a três graus Celsius abaixo de zero, o que a torna a mais fria até agora este ano e com uma pré-emergência ambiental.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O Metropolitan Intendancy decretou a pré-emergência ambiental para a segunda-feira após as chuvas que terminaram na noite de sexta-feira e deram lugar às geadas matinais em toda a área.

Este ano é a quarta vez que esta medida é implementada na Região Metropolitana, devido às más condições de ventilação, que se somam às baixas temperaturas e à circulação de veículos, apesar das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

Entretanto, como este dia é o último dia de um longo feriado, não haverá restrições ao trânsito de carros e motocicletas e só se aplicará a parte do transporte de carga de acordo com a numeração de suas placas.

Mesmo com as baixas temperaturas, o município lembrou que é proibido o uso de aquecedores a lenha e pellets em toda a Região Metropolitana, altamente poluentes, mas utilizados por grande parte da população, principalmente as famílias mais pobres.

Enquanto isso, o governo estendeu até hoje o Código Azul, que foi implementado no sábado, de acordo com a Ministra do Desenvolvimento Social, Karla Rubilar.

Esta medida, que também inclui os municípios das regiões de Valparaíso e Biobio, prevê a realização de visitas às forças policiais para ajudar as pessoas que vivem ao ar livre, a fim de fornecer alimentos e abrigo em abrigos preparados para a contingência.

Segundo o chefe, que pediu a solidariedade da população, somente durante a noite de sábado, quando o Código Azul foi implementado, cerca de 230 chamadas foram recebidas para ajudar as pessoas na rua, fenômeno que aumentou no ano passado por causa da crise econômica e sanitária.

As autoridades meteorológicas preveem que as baixas temperaturas, que pioraram durante o fim de semana, começarão a diminuir um pouco a partir de amanhã.

mgt/rc/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.