6 de December de 2021

NOTICIAS

Ativista venezuelano agradece a Cuba pela imunização com Abdala

Ativista venezuelano agradece a Cuba pela imunização com Abdala

Caracas, 28 jun (Prensa Latina) A ativista dos direitos da mulher venezuelana Yekuana Martínez agradeceu hoje a Cuba pela oportunidade de ser imunizada com o candidato à vacina Abdala como parte de uma intervenção sanitária contra a Covid-19.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

‘Graças ao povo e ao governo cubanos, graças à sempre presente e ativa solidariedade com nossa nação’, disse Martínez à Prensa Latina, que expressou seu orgulho e emoção após receber a primeira dose do imunogênio do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB) em Havana.

‘Aqueles de nós que lutamos por um mundo mais justo e pela humanidade apreciamos como a ciência de um pequeno país, sitiado por mais de meio século, se coloca a serviço da humanidade e oferece sinais contínuos de solidariedade ao mundo’, disse ela.

A ex-vice-ministra para a Proteção dos Direitos da Mulher foi um dos 10.000 habitantes do Complexo Urbano Ciudad Tiuna, em Caracas, selecionado para a intervenção de saúde.

Estudado em um esquema de tratamento em três doses com intervalos de 14 dias entre doses, a candidata a vacina Abdala mostrou 92,28% de eficácia na prevenção da doença sintomática do novo coronavírus.

Especialistas da missão Barrio Adentro Salud estão encarregados do processo de imunização contra Covid-19 em quatro estabelecimentos, onde garantem a cadeia de frio do injetável de dois a oito graus Celsius, explicou a Dra. Lilian González, coordenadora do primeiro ponto de vacinação.

Médicos e enfermeiros na área de emergência mantêm vigilância por 30 minutos após a inoculação, em salas de observação montadas para verificar sinais vitais e controlar possíveis efeitos adversos, disse González. O primeiro carregamento da droga chegou à Venezuela na semana passada como parte de um acordo assinado com Cuba para o fornecimento de 12 milhões de doses para incorporar o antígeno na campanha nacional de imunização contra a Covid-19.

Abdala é uma das cinco fórmulas contra o SARS-CoV-2 criadas por cientistas da ilha e sua eficácia recentemente demonstrada a coloca entre as vacinas com melhores resultados no mundo.

mem / wup / drm/ bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.