29 de November de 2021

NOTICIAS

Alemanha solicita o diálogo direto da UE com a Rússia

Alemanha solicita o diálogo direto da UE com a Rússia

Berlim, 28 jun (Prensa Latina) A chanceler alemã Angela Merkel apelou hoje para um diálogo direto entre a União Europeia (UE) e o presidente russo Vladimir Putin, de acordo com a televisão da capital.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em vez de realizar debates internos sobre a situação na Rússia, a UE deveria buscar uma troca direta com Putin, disse o líder alemão, falando em uma videoconferência na Assembleia Parlamentar franco-alemã.

Durante o fórum, no qual participaram 50 deputados da Assembleia Nacional (Câmara dos Deputados francesa) e um número igual do Bundestag (Parlamento), Merkel disse que em uma futura cúpula UE-Rússia deveria discutir todos os problemas.

Isto deve incluir as questões que nos preocupam e aquelas sobre as quais desejamos desenvolver a cooperação, Merkel foi citada como dizendo pela imprensa local.

Para o chanceler alemão, entre os tópicos a serem discutidos estaria uma suposta agressão híbrida da qual todos os estados da UE estão sujeitos, algo que o bloco culpa a Rússia, apesar da rejeição daquele país a tais acusações.

Além de questões como o conflito na Ucrânia, o processo de paz na área de Donbass com os acordos de Minsk e a disputa política em Belarus, há também desarmamento, segurança e paz global, disse ela.

Merkel disse que a UE pode tomar uma posição unificada, abordando diretamente questões como o conflito na Síria e na Líbia com a Rússia.

Em uma recente cúpula em Bruxelas, o bloco da UE não conseguiu chegar a um consenso sobre uma proposta franco-alemã de realizar uma cúpula de todos os 27 estados-membros da UE com a Rússia.

mem/to/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.