28 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Venezuela aglutina vontades pela integração latino-americana

Venezuela aglutina vontades pela integração latino-americana

Caracas, 26 jun (Prensa Latina) A Venezuela reuniu nesta semana a vontade de integração e unidade dos países da ALBA-TCP, em meio a um cenário geopolítico caracterizado hoje por ameaças à estabilidade da região.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Durante a 19ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo, realizada na quinta-feira na nação sul-americana, a Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América-Povo (ALBA-TCP) renovou seu compromisso de fortalecer a cooperação e a solidariedade entre seus membros.

Neste sentido, as altas autoridades do bloco ratificaram a vontade de uma verdadeira integração latino-americana e caribenha, que permite enfrentar as pretensões de dominação imperialista lideradas pelo Governo dos Estados Unidos.

Da mesma forma, a Aliança destacou a necessidade de consolidar a Comunidade de Estados da América Latina e Caribe (CELAC) como um mecanismo de coordenação política que reúne os Estados da região, com base no princípio da unidade na diversidade.

A este respeito, o presidente venezuelano Nicolas Maduro chamou para enfrentar as manobras contra a integração de nações livres e soberanas, visando torpedear a consolidação de um bloco multinacional que pode caminhar com um projeto comum de convivência, união e apoio, disse ele.

A ALBA-TCP também ratificou o apoio às autoridades de Cuba, Venezuela e Nicarágua contra as agressões e medidas coercivas implementadas por Washington como parte de sua política para uma mudança de regime nessas nações.

Como parte do programa comemorativo dos 200 anos da Batalha de Carabobo (24 de junho de 1821), Caracas recebeu durante a semana delegados e representantes de organizações e movimentos sociais de esquerda de 67 países no Congresso dos Povos do Bicentenário.

Entre os principais acordos emanados do evento, as delegações participantes concordaram na criação e fortalecimento das estruturas organizacionais e mecanismos de articulação entre as forças progressistas do mundo, com o objetivo de cumprir as agendas de luta contra o imperialismo e o neoliberalismo.

‘Diante dos novos desafios da humanidade, a ALBA-TCP e o Congresso dos Povos do Bicentenário representam a esperança de um futuro brilhante, orientado pela solidariedade, unidade e felicidade compartilhada’, escreveu o líder venezuelano no Twitter da rede social.

ga/wup/vmc/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.