28 de November de 2021

NOTICIAS

O quinto oceano

O quinto oceano

Havana, 26 jun (Prensa Latina) Atlântico, Pacífico, Índio e Ártico são os quatro oceanos até agora representados em qualquer cartografia, no entanto, o corpo de água ao redor da Antártida é considerado pelos geógrafos como o quinto.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

‘Não sei como explicar o que há de tão fascinante nisso, mas as geleiras são mais azuis, o ar é mais frio, as montanhas são mais intimidantes e as paisagens são mais cativantes do que qualquer outro lugar que você possa ir’, descreveu Seth Sykora-Bodie, um explorador da National Geographic, ao defender a existência de outro oceano: o Oceano Sul.

Incluído pela primeira vez desde o início do mapeamento em 1915, este corpo de água, segundo especialistas, é mantido no lugar pela Corrente Circumpolar Antártica, ao contrário dos outros, que definem sua extensão a partir da raiz dos continentes que os bordejam.

‘O Oceano Sul foi reconhecido pelos cientistas há muito tempo, mas como não houve acordo internacional, nunca o registramos oficialmente’, acrescentou Alex Tait, um geógrafo da National Geographic Society, que vem pesquisando sua evolução há quase três décadas.

Esta corrente oceânica, que se formou há 34 milhões de anos, flui quase livremente de oeste para leste ao redor da Antártica, porque em latitudes mais baixas a massa terrestre é menor do que no Ártico.

Ela transporta mais água do que qualquer outra corrente oceânica e extrai líquido dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, ajudando a impulsionar um sistema de circulação global conhecido como correia transmissora, que movimenta o calor ao redor do planeta.

É também um fator chave em outros lugares, como as baleias jubarte, por exemplo, se alimentam de krill da Antártida e migram para o norte para passar o inverno em ecossistemas muito diferentes da América do Sul e Central.

Também tem um impacto crucial sobre o clima da Terra, pois o frio, a água densa que afunda no fundo do mar ajuda a armazenar carbono nas profundezas.

Há poucos dias, foi oficialmente incluído na lista de oceanos, por ocasião do dia internacional destes ecossistemas marinhos.

‘Esta mudança foi o último passo para afirmar que queremos reconhecê-la’, escreveu a entidade encarregada da decisão em um comunicado.

Limitada pela Corrente Circumpolar Antártica de movimento rápido, é a única que toca outros três e abraça completamente um continente em vez de ser abraçada por eles.

(Extraído da esfera)

/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.