7 de December de 2021

NOTICIAS

Joia da civilização maia

Joia da civilização maia

Cidade da Guatemala, 26 jun (Prensa Latina) O Parque Arqueológico Quiriguá é um dos tesouros mais preciosos da Guatemala, devido ao grau de conservação de seus monumentos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O local abrange 34 hectares no município de Los Amates, Izabal, e percorrê-lo permite imaginar uma cidade fundada na margem norte do Rio Motagua e testemunhar seu maior esplendor, entre os anos 426 e 810 de nossa era.

Esta história – ainda com muitas incógnitas – é contada por sua Grande Praça ao ar livre (300 metros de norte a sul por 150 metros de leste a oeste), juntamente com a Praça do Cerimonial e a Praça do Templo, notável pela complexidade de suas construções, com sistemas de pirâmides, terraços e escadas.

Outras atrações são sua série de 12 estelas, entre elas, a E, a mais alta descoberta na Mesoamérica (10 metros de altura e 55 toneladas de peso), bem como textos hieroglíficos com datas significativas do calendário.

As ruínas de Quiriguá são hoje um exemplo notável e o maior corpo de obras-primas da arte maia, uma representação avançada da habilidade de seus escultores, com um estilo conhecido como ‘a escola de Motagua’, destacou a Unesco ao conceder-lhe o título de Patrimônio Mundial da Humanidade em 1981.

Também são reconhecidas suas estruturas zoomórficas, esculpidas em arenito e sem o uso de ferramentas metálicas, para honrar seus governantes, especialmente o Kâ

O Parque também protege um remanescente de floresta tropical e funciona como um refúgio insular para a flora e fauna do vale do rio Motagua.

Este é precisamente um dos maiores desafios para a preservação da área, que é muito vulnerável a inundações, como ocorreu no final do ano passado após a passagem das tempestades Eta e Iota, que deixaram grandes danos e forçaram seu fechamento.

Após a reconstrução, Quiriguá reabriu suas portas em 18 de junho, uma nova oportunidade para guatemaltecos e estrangeiros apreciarem uma parte da clássica era Maia.

(Extraído de Orbe)

/vmc/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.