5 de December de 2021

NOTICIAS

Parasita perigoso se espalha no Canadá

Parasita perigoso se espalha no Canadá

Ottawa, 25 Jun (Prensa Latina) Autoridades de saúde e cientistas canadenses estão em alerta para a propagação de um parasita que se aloja no fígado humano e pode causar a morte, informou hoje uma instituição científica.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com uma mensagem da Universidade de Alberta, foi registrado um aumento alarmante de casos de equinococose alveolar na província de mesmo nome.

Os hospedeiros do verme parasita (Echinococcus multilocularis) podem ser encontrados em raposas e coiotes, mas também em cães domésticos, embora não represente perigo para eles.

O comunicado destaca que o Echinococcus multilocularis é importado da Europa, que cresce no fígado, causando graves complicações de saúde e a pessoa pode até morrer.

A doença é contraída pelo consumo de ovos microscópicos da tênia.

‘A teniose em humanos é uma infestação parasitária causada pelas espécies de tênia Taenia saginata (tênia bovina), Taenia solium (tênia suína, tênia) e Taenia asiatica (tênia asiática)’, afirma a literatura médica.

A infestação por esses parasitas pode ocorrer ao comer carne crua ou mal cozida (T. saginata) ou porco (T. solium e T. asiatica).

Também pode ser adquirido ao comer alimentos contaminados ou manusear animais infectados.

Se o parasita não for detectado a tempo, o tratamento pode incluir cirurgia para removê-lo do fígado.

‘Como o parasita não apresenta sintomas inicialmente, ele tende a crescer lentamente, quando for detectado cerca de dois terços dos pacientes ficarão inoperáveis’, apontam os especialistas.

Nesses casos, os antiparasitários serão usados permanentemente e, se não forem tratados, o Echinococcus multilocularis pode matar uma pessoa em 10 a 15 anos.

mem/joe/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.