5 de December de 2021

NOTICIAS

Os sites do governo português compartilham dados do Google

Os sites do governo português compartilham dados do Google

Lisboa, 25 Jun (Prensa Latina) Os principais endereços de correio eletrónico do Sistema Único de Saúde português partilham dados de utilizadores com plataformas comerciais Google e outras marcas relacionadas com a publicidade, denunciou hoje a imprensa.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

São, entre outros, os sites SNS24.pt e SNS.gov.pt que recolhem dados para campanhas publicitárias através do serviço Doubleclick, explicou o jornal Expresso em matéria e que são reproduzidos por outros meios de comunicação locais.

A publicação comentou a gravidade do assunto dado que na página SNS.gov.pt existem as plataformas de registro de pessoas para vacinação contra o Covid-19 e de encomenda de medicamentos para doentes com VIH / SIDA.

No entanto, o Ministério da Saúde insistiu que seus serviços realizem tratamento estatístico e seus serviços mantenham seus usuários anônimos, além de não compartilhar dados pessoais com o Google e outras instituições independentes.

Os colunistas comentaram que não é revelado o nome do usuário, mas sim os temas preferidos, os sites visitados, as compras realizadas e os endereços IP registrados no histórico de navegação na Internet pelos locais.

Para além das páginas do sistema de saúde, outras também partilham dados como as da Assembleia da República (parlamento), o Sistema de Informação da República Portuguesa e polícias como a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública.

A publicação incluiu ainda o Ivaucher.pt (imposto sobre o valor acrescentado) e Autenticação.gov.pt (para identificação do utilizador para utilização de serviços digitais governamentais).

De momento, a Comissão Nacional de Protecção de Dados (responsável pela matéria) não respondeu aos pedidos de esclarecimento da agência Lusa, que fizeram eco das denúncias.

mem/ro/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.