17 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Museu da Holanda acolhe exposição religiosa sobre Maria Madalena

Museu da Holanda acolhe exposição religiosa sobre Maria Madalena

Amsterdã, 25 Jun (Prensa Latina) O Museu do Convento de Santa Catalina, na cidade holandesa de Utrecht, inaugurou hoje uma exposição dedicada ao caráter bíblico de Maria Madalena, inspiração para artistas há mais de dois milênios.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Após vários anos de preparação e adiamento como resultado da pandemia do Covid-19, a exposição irá compilar até 9 de janeiro de 2022 obras de mestres medievais anônimos e artistas atuais, como a sul-africana Marlene Dumas e o diretor e fotógrafo americano David LaChapelle.

A seleção inclui peças de museus nacionais e estrangeiros; a mais antiga data do final do século XI e a representação mais recente corresponde à da pintora e escultora holandesa Helen Verhoeven, feita no final do ano passado.

A exposição é acompanhada por um livro ilustrado sobre María Magdalena de diferentes tradições religiosas e sua marca como fenômeno cultural contemporâneo com sua presença em, por exemplo, filmes da indústria cinematográfica norte-americana.

De acordo com especialistas, as histórias sobre a mulher icônica vêm de fontes escritas nos primeiros séculos depois de Cristo e quatro delas, incluídas na Bíblia e, aparentemente, dos evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João, a descrevem como uma devota, perspicaz e sábia.

Entre as peças aparece um fragmento do Códice de Akhmin, um manuscrito do século V aC, desenterrado naquela cidade egípcia e escrito no dialeto sahídico do copta, comum na nação africana da época.

mem/dgh/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.