27 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

ALBA-TCP ratifica compromisso com a integração latino-americana

ALBA-TCP ratifica compromisso com a integração latino-americana

Caracas, 25 jun (Prensa Latina) A Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América - Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP) renovou hoje seu compromisso com a unidade e a cooperação diante das ameaças à estabilidade da região.

No final da XIX Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da ALBA-TCP, realizada em Caracas, as altas autoridades do bloco ratificaram a vontade de uma integração genuinamente latino-americana e caribenha, que permitiria enfrentar as pretensões de dominação imperialista.

Nesse sentido, os países membros da Aliança destacaram a necessidade de fortalecer a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) como mecanismo de acordo político que reúne os Estados da região, com base no princípio da unidade na diversidade.

A declaração final da reunião também saudou o retorno da ordem constitucional na Bolívia e os esforços do presidente Luis Arce, tanto interna como internacionalmente, para avançar na reativação econômica do país sul-americano.

A ALBA-TCP reiterou seu reconhecimento às autoridades legítimas da Venezuela e celebrou a realização das eleições regionais e municipais que se aproximam, expressão da sólida democracia participativa e de liderança do povo venezuelano.

Da mesma forma, o mecanismo de integração destacou o apoio ao governo da Nicarágua e condenou as repetidas tentativas desestabilizadoras dos Estados Unidos contra a nação centro-americana, a fim de interferir no desenvolvimento das próximas eleições.

A Aliança também reafirmou a condenação do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto por Washington a Cuba, bem como a rejeição da campanha de descrédito promovida pelo governo dos Estados Unidos contra a cooperação médica cubana, em meio à pandemia de Covid-19.

No campo da saúde, os países da ALBA-TCP pediram imunização universal contra a doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, bem como que se assegure uma distribuição urgente, equitativa, a preço acessível de vacinas, insumos e equipamentos.

O mecanismo de integração também reconheceu o direito dos países caribenhos a um tratamento justo, especial e diferenciado, reafirmando o apoio incondicional e necessário para a defesa e promoção de suas justas reivindicações e reparações.

Também rejeitou as ações do Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos, Luis Almagro, que conduziu este organismo multilateral por um caminho de disparates, ao legitimar ações violentas, intervenções em assuntos internos e rupturas da ordem constitucional em alguns países da região.

Finalmente, a ALBA-TCP acordou promover o desenvolvimento da zona econômica complementar ALBA-Petro Caribe como modelo de desenvolvimento produtivo e tecnológico.

oda / wup /cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES