7 de December de 2021

NOTICIAS

Namíbia denunciou o bloqueio dos EUA contra Cuba na ONU

Namíbia denunciou o bloqueio dos EUA contra Cuba na ONU

Nações Unidas, 23 jun(Prensa Latina) A Namíbia denunciou hoje perante a Assembleia Geral da ONU que o bloqueio dos Estados Unidos a Cuba impossibilita a ilha de desenvolver todo o seu potencial.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O representante do país africano, Neville Gertze, disse ao organismo internacional que o cerco econômico, comercial e financeiro impacta as possibilidades de Cuba de enfrentar a pandemia Covid-19, incluindo a aquisição de alimentos e medicamentos.

No entanto, destacou como Cuba, neste contexto, contribui para o bem-estar de milhões de pessoas em todo o mundo.

Além disso, o fim do bloqueio representa uma oportunidade justa para a ilha desenvolver seu potencial e colocar suas capacidades em uso, disse o diplomata.

Ele também denunciou a injusta inclusão da nação caribenha na lista dos Estados Unidos de nações que não colaboram plenamente na luta contra o terrorismo, o que serve como justificativa para a manutenção de sanções na ilha.

Por isso, frisou que, como faz há décadas, seu país voltará a apoiar a resolução que pede o fim da política hostil da Casa Branca.

Para a Namíbia, os cubanos são uma família, disse o embaixador num dia em que organizações internacionais e numerosos países anunciaram que votarão pelo levantamento do cerco a Washington.

Pela vigésima nona vez, o governo cubano apresenta hoje à Assembleia Geral das Nações Unidas o projeto de resolução ‘A necessidade de acabar com o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba’. Desde 1992, a comunidade internacional apóia essa proposta, mas o governo dos Estados Unidos persiste em sua política hostil.

O ex-presidente do norte do país, Donald Trump, aplicou 243 novas medidas e sanções contra a ilha durante os quatro anos de seu mandato que intensificam o bloqueio, e até hoje o governo de Joe Biden aplica a mesma política em sua totalidade.

mgt / avr / glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.