16 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Grupos internacionais exigem o fim do bloqueio a Cuba na ONU

Grupos internacionais exigem o fim do bloqueio a Cuba na ONU

Nações Unidas, 23 jun(Prensa Latina) Organizações internacionais e foros regionais de consenso exigiram hoje na Assembleia Geral da ONU o fim do bloqueio que os Estados Unidos mantêm contra Cuba há mais de 60 anos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O Movimento de Países Não Alinhados (NAM) expressou sua firme oposição a medidas coercitivas unilaterais, como o cerco norte-americano à ilha caribenha, que viola os direitos humanos e o direito ao desenvolvimento de todo um povo.

Também denunciou o caráter extraterritorial do bloqueio que atinge terceiros países e impede as relações comerciais e financeiras com Cuba.

O governo dos Estados Unidos deve tomar as medidas necessárias para reverter as medidas contra a ilha caribenha, disse o representante permanente do Azerbaijão na ONU, Yashar Aliyev, em nome do NAM.

Por sua vez, o Grupo dos 77 mais China destacou o exemplo que Cuba deu na luta contra a pandemia Covid-19 e sua solidariedade com outras nações do mundo.

Também reiterou o apelo ao fim do bloqueio económico, comercial e financeiro dos Estados Unidos, que constitui o principal obstáculo ao desenvolvimento da maior ilha das Antilhas.

Enquanto isso, a representação de Cingapura, em nome da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), pediu o levantamento desta medida norte-americana o mais rápido possível.

A Asean reafirmou seu apoio ao projeto de resolução que será apresentado hoje e apela ao fim do bloqueio, texto semelhante ao sistematicamente aprovado pela esmagadora maioria dos Estados membros da ONU.

Pela vigésima nona vez, o projeto de resolução ‘Necessidade de acabar com o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América a Cuba’ será apresentado à Assembleia Geral das Nações Unidas.

Desde 1992, a Assembleia apóia essa resolução pedindo o fim do cerco dos Estados Unidos, mas o governo dos Estados Unidos continua a ignorar os países do mundo e persiste em sua política hostil.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aplicou 243 novas medidas e sanções contra a ilha durante os quatro anos de seu mandato e, até o momento, o governo de Joe Biden aplica a mesma política em sua totalidade.

mgt / ifb / glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.