29 de November de 2021

NOTICIAS

Satisfação na Etiópia com o desenvolvimento das eleições gerais

Satisfação na Etiópia com o desenvolvimento das eleições gerais

Addis Abeba, 22 Jun (Prensa Latina) Personalidades, políticos, observadores e representantes de diversas instituições expressaram satisfação com o desenrolar das eleições gerais na Etiópia, cujos resultados preliminares serão divulgados a partir de hoje, segundo a Junta Nacional Eleitoral (NEBE ).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Uma das reações entusiásticas veio do primeiro-ministro e líder do Partido da Prosperidade, Abiy Ahmed, que parabenizou os etíopes pela disciplina durante as eleições e considerou o dia de segunda-feira histórico.

É um dia histórico para os etíopes, que ansiavam por votos justos. Nosso sonho é realidade. Mostramos ao mundo que a democracia não é apenas um desejo, mas também faz parte da nossa história, declarou.

Realizamos com sucesso eleições confiáveis e justas, lideradas por um conselho eleitoral independente. Nosso país venceu. A participação foi grande e o povo escolheu sem pressão, comentou por meio de mensagem.

Ele também destacou os esforços de líderes comunitários e religiosos, organizações políticas, mídia, observadores, forças de segurança e instituições civis para garantir o sucesso das votações.

As imagens valem mais que mil palavras e mostram o compromisso com a paz e o processo democrático de nosso povo. A Etiópia venceu ontem. A Etiópia continuará vencendo !, disse Ahmed.

O chefe da missão de observação da União Africana, Olusegun Obasanjo, também elogiou o processo, no qual 46 partidos e mais de 9.000 representantes disputam assentos no Parlamento e nos conselhos regionais.

Apesar dos desafios em diferentes distritos, o processo realizado é muito melhor que os anteriores, disse o político e militar, presidente da Nigéria entre 1999 e 2007, em intercâmbio com jornalistas.

Da mesma forma, a Missão de Observação Eleitoral da Força da Reserva da África Oriental, que considera a estabilidade etíope importante para a região, destacou a ordem em todo o país, embora tenha havido ampla participação.

Por sua vez, a presidente do NEBE (sigla em inglês), Birtukan Mideksa, sublinhou que ‘a eleição decorreu de forma pacífica, sem preocupações de segurança e com grande afluência eleitoral’, apesar de algumas dificuldades.

Entre os problemas, Mideksa apontou o alargamento do prazo de votação das seis da tarde para as nove da noite, devido ao atraso na abertura de várias escolas.

Segundo o NEBE, a contagem dos votos começou ontem à noite e, quando for concluída em cada colégio ou distrito, as autoridades eleitorais garantem a publicação desses resultados preliminares em espaços públicos.

No décimo dia após o dia das eleições, será divulgado o resultado certificado a nível nacional, anunciou a Direção, que em relatórios recentes divulgou o registo no registo eleitoral de mais de 37 milhões de cidadãos.

mem/raj/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.