1 de December de 2021

NOTICIAS

Obras do pintor Guayasamín em exposição na galeria colombiana

Obras do pintor Guayasamín em exposição na galeria colombiana

Bogotá, 22 jun (Prensa Latina) A Galeria Duque Arango na cidade colombiana de Medellín apresenta hoje a exposição 'Dor e Esperança' do pintor equatoriano Oswaldo Guayasamin, um dos artistas mais renomados da região no século XX.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em vista até o final de julho, a mostra reflete seu expressionismo figurativo em 32 obras em meios tão diversos como pintura, desenho, escultura, gráficos, murais e joias, e expõe a dor de populações tradicionalmente marginalizadas: indígenas, mestiços e afrodescendentes.

Segundo os curadores, ela também torna visíveis os habitantes dos cinturões de pobreza nas grandes cidades do continente e constitui uma arte esperançosa para influenciar o imaginário simbólico das sociedades, promover novas leituras da realidade e refutar o poder estabelecido.

Os organizadores lembraram as criações de Guayasamín nos anos 70, coleções significativas de pinturas como Mujeres llorando (Mulheres Chorando), uma série de rostos, sombras negras e cinzas e mãos suplicantes que transmitem dor, saudade e angústia do choque e da expressividade.

Os especialistas também se referem a como o autor ilustra um mundo deformado e ridicularizado, alude à violência moral, desconsolação, opressão, tormento, deterioração, orfandade e morte, e incorpora em suas obras os povos nativos do Equador, Peru e Bolívia.

Neste sentido, a exposição também explora a dominação das comunidades indígenas desde a conquista espanhola até regimes posteriores, e os espectadores podem visitar a exposição pessoalmente ou fazer uma visita virtual em 3D pelo site da galeria.

mem/dgh/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.