27 de November de 2021

NOTICIAS

Cuba apela ao combate à politização e à seletividade dos DDHH

Cuba apela ao combate à politização e à seletividade dos DDHH

Genebra, 22 jun (Prensa Latina) O representante permanente de Cuba na ONU-Genebra, Juan Antonio Quintanilla, exortou hoje no Conselho de Direitos Humanos a banir a politização e a seletividade no tratamento deste delicado tema.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

No que se refere a um debate sobre o relatório anual apresentado pela Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, o embaixador da ilha insistiu na 47ª sessão do Conselho sobre a necessidade de que o seu trabalho seja marcado pela imparcialidade e pela universalidade na abordagem ao tema.

‘Instamos o Escritório a manter esforços para contribuir para o respeito, uma abordagem equilibrada, objetividade, diálogo e cooperação na máquina de direitos humanos’, enfatizou no fórum.

Segundo Quintanilla, seria de grande valor se o Escritório do Alto Comissariado compartilhasse como trabalha para implementar esses princípios em suas atividades diárias, tanto internamente, quanto na projeção para o restante do sistema das Nações Unidas e em seu relação com os Estados-Membros.

Cuba na voz de seu embaixador aqui expressou preocupação com as ações desenvolvidas no âmbito da chamada agenda de prevenção, que considerou muito suscetível aos fenômenos de politização e seletividade, e também à dependência, em grande medida, de interesses políticos e financiamento de países desenvolvidos. Países como Venezuela, Nicarágua, Síria e Bielo-Rússia foram alvo de debates recentes sobre manipulação e seletividade em direitos humanos, em sintonia com os planos de mudança de regime contra seus governos.

Quintanilla ratificou no Conselho o compromisso da ilha com a promoção e proteção dos direitos humanos, e sua firme vontade de continuar trabalhando com base no diálogo e na cooperação respeitosa com o Escritório do Alto Comissariado e com os mecanismos de direitos humanos aplicação universal e não discriminatória .

mgt / wmr/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.