25 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China rejeita declarações da comissária da ONU para direitos humanos

China rejeita declarações da comissária da ONU para direitos humanos

Beijing, 22 Jun (Prensa Latina) A China rejeitou segunda-feira as declarações da Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, sobre a situação em Hong Kong e em Xinjiang, exigindo o fim da campanha de desinformação contra eles.

Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, denunciou que ações como essa buscam interferir nos assuntos internos do país.

Segundo ele, as autoridades de Pequim dão as boas-vindas a Bachelet para uma visita a Xinjiang, mas a viagem deve ser ‘amistosa, destinada a promover intercâmbios e cooperação bilateral, e não baseada em investigação criminal’.

Além de Zhao, o porta-voz da missão chinesa na ONU, Liu Yuyin, também se opôs a uma declaração da governante divulgada na véspera, durante a 47ª sessão do Conselho de Direitos Humanos.

No texto, Bachelet garantiu que acompanha a aplicação da Lei de Segurança Nacional em Hong Kong e seu ‘impacto arrepiante’ na esfera cívica e democrática.

Ela também se referiu aos seus esforços com a nação asiática para visitar Xinjiang este ano.

Em resposta, Liu defendeu o direito da China de implementar a legislação acima mencionada em Hong Kong, a fim de garantir o princípio de um país, dois sistemas.

Em relação a Xinjiang, indicou que o governo respeita os direitos de todos os grupos étnicos e descreveu como mentiras as denúncias sobre os alegados abusos.

‘Xinjiang e a China são partes inalienáveis do território chinês (…) seus assuntos são internos e não admitem interferência de forças externas’, disse ele, exigindo que Bachelet aja com objetividade e justiça.

ga/ymr/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES