30 de November de 2021

NOTICIAS

Chanceleres da Rússia e da Venezuela analisarão cooperação bilateral

Chanceleres da Rússia e da Venezuela analisarão cooperação bilateral

Moscou, 22 de junho (Prensa Latina) O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, conversará hoje com seu homólogo venezuelano, Jorge Arreaza, para rever as relações bilaterais e outras questões de cooperação conjunta, incluindo o combate à Covid-19.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Eles também examinarão a situação na Venezuela, os temas atuais da agenda global e regional e os laços mútuos no âmbito das Nações Unidas e outras organizações e plataformas internacionais.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores local, Maria Zakharova, disse nos últimos dias que a Rússia e a Venezuela mantêm ‘uma parceria estratégica baseada na cooperação igualitária e mutuamente benéfica, em laços de amizade e simpatia mútua entre seus povos’.

Em 2020, ambos os países celebraram o 75° aniversário das relações diplomáticas e este ano celebram o 25° aniversário da assinatura do Tratado de Amizade e Cooperação.

Durante a comemoração em 24 de maio na Venezuela, o Ministro das Relações Exteriores Arreaza disse que este acordo foi um evento histórico que lançou as bases das relações entre Moscou e Caracas, fortalecidas pela Revolução Bolivariana.

‘Desde 2000, o primeiro encontro entre o Comandante Hugo Chávez e o Presidente Vladimir Putin nos permitiu diversificar nossas relações’, disse ele.

Arreaza disse que Venezuela e Rússia assinaram dezenas de acordos que se tornaram uma realidade apesar do bloqueio dos EUA e das circunstâncias que a economia nacional enfrenta.

Ele enfatizou que a cooperação abrange áreas de saúde, militar-técnica, financeira, agricultura, educação, ciência e tecnologia, indústria, comércio, turismo, mineração, alimentos, entre outros setores vitais para o desenvolvimento econômico e social do país.

‘Nosso relacionamento é tangível, pode ser visto e sentido, as relações entre Venezuela e Rússia têm sido exemplares, paradigmáticas para nossos vizinhos na América Latina e no Caribe’, disse ele.

ga/mml/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.