29 de November de 2021

NOTICIAS

Empate em pesquisa para a presidência do Chile

Empate em pesquisa para a presidência do Chile

Santiago do Chile, 21 Jun (Prensa Latina) Um triplo empate entre representantes de esquerda, centro e direita mostra as preferências dos chilenos com vistas às eleições presidenciais de 21 de novembro, informou hoje uma pesquisa.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A pesquisa Praça Pública, da consultoria Cadem, aponta primeiro Joaquín Lavín, da ala direita União Democrática Independente (UDI); Daniel Jadue, do Partido Comunista (PC), e Yasna Provoste, da Democracia Cristã (DC), com 13% cada.

No caso de Provoste, presidente do Senado, ela não foi eleita como candidata presidencial de seu partido, embora muitos suponham que ela logo entrará na grande lista de candidatos do La Moneda.

A Praça Pública classifica então Pamela Jiles, do Partido Humanista, com 8%; Gabriel Boric (Frente Ampla) com seis; Sebastián Sichel (independente, direita) cinco, e Paula Narváez (Partido Socialista) três.

Mais atrás estão Mario Desbordes (Renovação Nacional) com dois por cento, Ignacio Briones (Evópoli) com um ponto, ambos do colação de direita Chile Vamos, e Carlos Maldonado, do centrista Partido Radical, também com um por cento.

No entanto, a pesquisa reflete que, no momento, o maior número de pesquisados (21 por cento) corresponde aos que dizem que não votariam em nenhum candidato, não sabem ou não respondem.

A pesquisa foi publicada poucas horas depois de um primeiro debate televisionado dos candidatos da direita ter ocorrido hoje à noite em vista das eleições primárias marcadas para 18 de julho.

A este respeito, a Plaza Pública mostra Lavín com 46 por cento das preferências, seguido à distância por Sebastián Sichel (23), Ignacio Briones (11) e Mario Desbordes (10).

Enquanto isso, no debate dos candidatos de esquerda Daniel Jadue e Gabriel Boric, que será transmitido amanhã, o primeiro aparece na frente com 54% dos entrevistados a seu favor.

agp/rc/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.