29 de November de 2021

NOTICIAS

O solstício de verão começa e o dia mais longo do ano

O solstício de verão começa e o dia mais longo do ano

Washington, 20 de jun (Prensa Latina) O dia mais longo e a noite mais curta do ano ocorrerão hoje e com ele, o início do solstício de verão no hemisfério norte do planeta que marca o final da primavera.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Associada à fertilidade, tanto para as lavouras quanto para os humanos, a data do solstício de verão varia entre 20 de junho e 22 de junho, dependendo do ano e do fuso horário local.

Sua chegada leva ao dia mais longo do ano com cerca de 15 horas de luz, já que o Sol está em declinação máxima em relação ao equador da Terra.

Segundo a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA), o eixo em que nosso planeta gira sobre si mesmo se aproxima de 23,5 graus em relação ao astro rei, o que possibilita ao hemisfério norte receber grandes quantidades de luz; enquanto no Sul ocorre o oposto.

Devido a esse movimento, neste dia o polo Norte estará apontando mais diretamente para o Sol do que em qualquer outra época em 2021. Isso não significa que será o mais quente do ano naquele hemisfério.

No entanto, a Terra absorverá muita luz solar durante o solstício de verão e, embora os oceanos levem algum tempo para se aquecer, a diferença de temperaturas começará a ser apreciada entre julho e agosto.

O solstício de verão faz com que durante o verão boreal o Círculo Polar Ártico fique sempre iluminado, 24 horas por dia, e em países como Finlândia e Noruega seja de manhã cedo e escurece muito tarde, registrando-se poucas horas de escuridão.

Esse fenômeno ocorre quando o zênite do sol está em seu ponto mais distante do equador. Eles acontecem duas vezes por ano, nos meses de junho e dezembro.

A partir desta noite começará a temporada mais longa do ano.

Após cerca de 94 dias de verão, segue-se 92 dias e 18 horas de primavera, após o que se coloca o outono com 89 dias e 20 horas.

O inverno fecha a lista com seus 88 dias e 23 horas.

mem / cdg / fav/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.