8 de December de 2021

NOTICIAS

Embaixador russo retorna a Washington por acordo com os EUA

Embaixador russo retorna a Washington por acordo com os EUA

Moscou, 20 de jun (Prensa Latina) O embaixador da Rússia nos Estados Unidos, Anatoli Antónov, voltou hoje a Washington, em cumprimento ao acordo alcançado na recente cúpula entre o presidente Vladimir Putin e seu homólogo Joseph Biden, em Genebra.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

‘Estou otimista’, disse o diplomata à agência de notícias Sputnik antes de deixar Moscou, onde foi chamado para consultas há três meses sobre a deterioração das relações entre os dois países.

Antonov expressou que após a reunião de chefes de estado na Suíça na última quarta-feira, ele confia no ‘trabalho construtivo com colegas americanos para construir um relacionamento baseado na igualdade e no pragmatismo’.

Da mesma forma, espera-se o retorno a esta capital do Embaixador dos Estados Unidos, John Sullivan.

O representante do Kremlin em Washington viajou para esta capital no dia 20 de março, após o rompimento das relações bilaterais a níveis tão baixos quanto os da época da Guerra Fria, segundo especialistas.

Em seguida, o Ministério das Relações Exteriores russo disse que a crise política e diplomática é o resultado de uma política determinada e deliberada de Washington e alertou que algumas declarações dos líderes dos EUA ‘colocam a relação já excessivamente conflituosa em risco de colapso’.

Além de dois pacotes de sanções contra Moscou em apenas seis meses, em entrevista à televisão, o presidente dos Estados Unidos descreveu o presidente russo como um ‘assassino’ e prometeu que ‘pagaria um preço’ por ter tentado interferir em seu país. eleições.

Por sua vez, o Kremlin considerou infundado e sem fundamento o relatório dos serviços de inteligência dos Estados Unidos sobre as supostas tentativas da Rússia de influenciar o resultado das eleições presidenciais de 2020 naquele país.

O retorno dos embaixadores da Rússia e dos Estados Unidos aos seus cargos é um dos poucos acordos concretos das negociações de Genebra, mas servirá para restabelecer a comunicação entre as partes por meio dos canais diplomáticos.

mem / mml / fav/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.