28 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bella Ciao, símbolo da resistência antifascista

Bella Ciao, símbolo da resistência antifascista

Roma, 20 de jun (Prensa Latina) Fonte inesgotável de criação e interpretação nos mais diversos gêneros e estilos musicais, a Itália é também o berço de Bella Ciao, uma das canções populares mais populares, traduzidas e cantadas do mundo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Está associada à luta de resistência guerrilheira contra o domínio nazifascista durante a Segunda Guerra Mundial, e a maioria das investigações localizam as origens da melodia nos arrozais do norte italiano, cultivada em condições subumanas por braceras sazonais no final de século XIX e primeira metade do século XX.

Embora a princípio não fosse o tema musical mais conhecido entre os partidários, tornou-se popular após a libertação em 1945, até ultrapassar as fronteiras a partir de 1947, com as delegações italianas participando das sucessivas edições do Festival Mundial da Juventude e do Estudante.

Sua contagiante melodia contribuiu para a boa recepção internacional, além da simplicidade e universalidade de sua letra original, que fala da disposição de uma pessoa em se juntar à luta para enfrentar o invasor e oferecer sua vida, se necessário, pela liberdade.

Bella Ciao tornou-se cada vez mais popular com covers de dezenas de grupos e solistas; foi levantado como hino de combate em muitos países e esteve presente em outras circunstâncias, como é o caso da série televisiva espanhola La casa de papel, produzida pela Antena 3 e distribuída pela Netflix.

Na Itália, as forças de esquerda o reverenciam, porém, figuras do chamado centro e da direita também o rejeitam, catalogando-o como uma canção comunista.

Em 25 de abril de 2020, pessoas confinadas em suas casas devido à pandemia de Covid-19 cantaram-na em telhados, terraços e varandas, em uma iniciativa da Associação Nacional de Partidários com o apoio de outras organizações políticas, sindicais e sociais para comemorar o 75ú aniversário da libertação.

A Rádio e Televisão Italiana anunciou para o próximo dia 15 de dezembro a estreia do documentário Bella Ciao. A história para além do mito, coproduzida com Palomar DOC e dirigida por Giulia Giapponesi, com o objetivo de mostrar a abrangência e a importância de uma obra que consideram ter valor patrimonial e é reconhecida pelo grande público como parte integrante do património cultural e patrimônio histórico do país, independentemente de filiações políticas.

(Tomado de Orbe)

/ fav/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.