7 de December de 2021

NOTICIAS

A Rússia vai pedir a organização europeia para influenciar a Ucrânia

A Rússia vai pedir a organização europeia para influenciar a Ucrânia

Moscou, 20 de jun (Prensa Latina) A Rússia informou hoje que pedirá à Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) que influencie o governo ucraniano que sabota os acordos de Minsk e evita o diálogo com Donetsk e Lugansk.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A mensagem da chancelaria, divulgada este domingo, indicava que se tratava de um pedido de Moscou na reunião desta segunda-feira entre o chanceler Sergei Lavrov e a secretária-geral da OSCE, Helga Schmid, que visita esta capital até o dia 24 de junho.

No que se refere ao conflito interno na Ucrânia, está prevista a discussão dos trabalhos do Grupo de Contato, no qual a OSCE coordena o diálogo direto entre Kiev e as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, segundo o texto.

Ele ressaltou que, durante as negociações, a Rússia planeja comentar os relatórios sobre as atividades da Missão Especial de Monitoramento da OSCE na Ucrânia.

Os observadores não têm pressa em confirmar dados sobre vítimas e danos às instalações civis no Donbass. Eles começaram a indicar com menos frequência o lado de onde o bombardeio foi executado, embora haja uma oportunidade de determinar isso’, observou o comunicado.

O mandato da missão estende-se a todo o território ucraniano, alertou o chanceler russo, que também apelou a que informe sobre a situação dos direitos humanos e dê atenção às minorias nacionais.

‘Enfatizamos estes aspectos, em particular, no contexto do neonazismo galopante no país, as violações dos direitos linguísticos e educacionais dos seus cidadãos, que não recebem atenção suficiente’, sublinhou.

Segundo a porta-voz da chancelaria local, María Zajárova, a pauta das conversas inclui uma ampla gama de temas do trabalho atual da OSCE nas três dimensões da segurança: militar-política, econômico-ecológica e direitos humanos.

oda / mml / fav/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.