27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Resolução da ONU clama pela independência de Porto Rico

ONU

Resolução da ONU clama pela independência de Porto Rico

Nações Unidas, 19 de junho (Prensa Latina) O Comitê Especial da ONU para a Descolonização aprovou hoje uma resolução que exige a independência de Porto Rico e reafirma o direito inalienável desse povo à autodeterminação.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O documento – apresentado por Cuba e aprovado por consenso – reitera que este país insular constitui uma nação latino-americana e caribenha, com identidade nacional própria e inconfundível, apesar do longo processo de colonização a que está submetido.

Também reconhece que, no contexto do agravamento significativo da crise econômica e fiscal em Porto Rico, a situação atual impede que as pessoas tomem decisões soberanas para atender às suas necessidades, definir seu futuro e enfrentar seus graves problemas econômicos e sociais.

Da mesma forma, o texto inclui a preocupação com a imposição a Porto Rico, pelo Congresso de Washington, de um Conselho de Controle Fiscal que exerce poderes de controle sobre as autoridades eleitas e legislativos daquela ilha.

Da mesma forma, a resolução observa que a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu no caso Porto Rico vs. Sánchez Valle disse que a fonte original e última de autoridade governamental naquela ilha é o Congresso norte-americano.

O anterior deixa claro que qualquer concessão limitada de autogoverno a Porto Rico pode ser revogada unilateralmente pelo referido Congresso, indicou a delegação cubana ao apresentar o texto.

Além disso, a resolução reitera a preocupação com as ações realizadas contra ativistas pró-independência de Porto Rico, incluindo a repressão e intimidação conhecidas em documentos divulgados por agências federais dos Estados Unidos.

O documento reconhece os pronunciamentos das Cúpulas da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, da Aliança Bolivariana para os Povos de nossa América e de outros fóruns multilaterais.

Segundo o representante permanente de Cuba junto às Nações Unidas, Pedro Luis Pedroso, a aprovação do texto é a contribuição mais efetiva que este órgão pode dar à justa causa do povo de Porto Rico, em sua luta pelo direito a si mesmo -determinação.

Na sexta-feira, a delegação cubana apresentou o projeto de resolução sobre a Questão de Porto Rico perante a Comissão Especial de Descolonização em nome de Antígua e Barbuda, Bolívia, Nicarágua, Venezuela, Síria e Rússia.

Por 39 ocasiões, o documento foi aprovado pela Comissão e 21 delas ficaram sem votação.

Vários peticionários porto-riquenhos participaram da sessão de hoje, cujas contribuições são importantes para o trabalho desta Comissão, segundo a representação diplomática cubana.

mem / ifb/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.