19 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Zâmbia declarou luto nacional pela morte do ex-presidente

Zâmbia declarou luto nacional pela morte do ex-presidente

Lusaka, 18 jun (Prensa Latina) O governo zambiano decretou 21 dias de luto nacional para honrar a memória do falecido ex-presidente Kenneth Kaunda, primeiro presidente e pai fundador da independência do país, fontes oficiais informaram hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em nome do atual Presidente Edgar Chagwa Lungu, o Secretário de Gabinete, Simon Miti, disse que após a morte do ícone e estadista mundial Kaunda, cuja morte ocorreu no dia anterior devido a pneumonia, as bandeiras devem ser hasteadas a meio mastro e as atividades de entretenimento são suspensas.

Também disse que o Executivo, através do Gabinete, divulgará detalhes do funeral e do enterro do grande líder, informou o Lusaka Times.

Kaunda, que governou a Zâmbia de 1964 a 1991, morreu aos 97 anos de idade enquanto recebia tratamento médico para uma enfermidade respiratória em um hospital militar da capital desde segunda-feira.

Nas últimas horas, líderes do continente africano e de outras partes do mundo elogiaram a trajetória anticolonialista do falecido ex-presidente, que sempre defendeu a igualdade racial, entre outros valores, tais como o direito à liberdade.

Assim como numerosos chefes de Estado e de governo, organizações como as Nações Unidas e o chefe da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, lamentaram a morte do ex-presidente Kaunda, que foi um dos pais fundadores da Organização da Unidade Africana, agora a União Africana.

mem/obf/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.