19 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Violência das gangues deixa 10.000 deslocados internos no Haiti

Violência das gangues deixa 10.000 deslocados internos no Haiti

Porto Príncipe, 18 Jun (Prensa Latina) A violência das gangues no Haiti deixou pelo menos 10.000 deslocados internos, muitos dos quais continuam sem poder voltar para suas casas hoje, denunciou uma organização.

De 1ú a 15 de junho, o Centro de Análise e Pesquisa em Direitos Humanos (Cardh) contabilizou quase duas mil pessoas forçadas a fugir de Martissant, bairro pobre localizado na saída sul da capital, incluindo 507 meninos, 582 meninas e 50 bebês .

Entre aqueles que ainda permanecem no bairro, apesar dos confrontos entre gangues que já duram mais de duas semanas, cerca de 60.000 precisam de ajuda humanitária urgente, disse a plataforma.

Os dados do Cardh coincidem com o relatório da representação das Nações Unidas no país, em que denuncia o despejo forçado de 10.000 pessoas e a morte de 50, em meio aos violentos confrontos.

O porta-voz adjunto do Secretariado-Geral da ONU, Farhan Haq, lamentou que houvesse casos de violência de gênero entre os deslocados e aqueles que estão alojados em famílias anfitriãs. ‘Isso inclui estupro e sexo como refugiado’, disse ele.

O Cardh deplorou ‘o silêncio do Governo de Jovenel Moïse’ diante da situação das gangues que continuam a cometer massacres, estupros, sequestros, torturas e agressões em bairros vulneráveis, inclusive postos policiais, ‘sob o olhar cúmplice das autoridades ‘.

No auge da insegurança, a instância identificou pelo menos 231 sequestros de janeiro até hoje, deles cerca de vinte coletivos, apesar da trégua prometida pelas gangues que atuam na capital.

‘Esses números não são exaustivos, servem para indicar se o fenômeno está aumentando ou diminuindo’, enfatiza o relatório antes de acrescentar que o sequestro, junto com a tortura e o estupro, ‘está adquirindo proporções imponentes’, o que viola a lei. Dignidade dos cidadãos e os empurra para a pobreza abjeta.

A insegurança piorou no Haiti nos últimos anos, atingindo níveis alarmantes desde meados de 2020.

No primeiro trimestre do ano, cerca de 157 pessoas foram sequestradas,

duas vezes no mesmo período de 2020, segundo Cardh.

A cena agora se junta aos confrontos entre gangues pelo controle territorial e à deterioração do clima de paz, enquanto se aproximam as eleições gerais, marcadas para setembro.

oda/ane/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES