25 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba defende eliminar obstáculos ao acesso a vacinas anti Covid-19

Cuba defende eliminar obstáculos ao acesso a vacinas anti Covid-19

Havana, 18 jun (Prensa Latina) Cuba apoia o apelo global para eliminar os obstáculos que impedem o acesso e a distribuição equitativa de vacinas contra a Covid-19, disse hoje a vice-ministra de Saúde Pública Regla Angulo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Ao intervir de forma virtual na Cúpula para o internacionalismo das vacinas, a funcionária destacou que esta nação caribenha condena qualquer medida coercitiva unilateral que impeça, limite ou aumente o custo do acesso a esses imunizantes.

Ela lembrou que, para enfrentar a Covid-19, mais de mil investigações foram registradas e iniciadas, incluindo o desenvolvimento de ensaios clínicos de cinco vacinas candidatas cubanas, duas das quais estão em fase III de estudo.

Ela também explicou que o país está realizando uma intervenção sanitária em grupos e territórios de risco com duas candidatas: Soberana 02 e Abdala, que permitirá que 70 por cento da população cubana seja vacinada até o final de agosto.

Com a posterior autorização para o uso emergencial de vacinas, poderemos imunizar todos os nossos habitantes e apoiar outros países que o solicitem, afirmou.

Destacou que Cuba está disposta a apoiar com cientistas e especialistas todos os esforços para mitigar as consequências da pandemia no mundo.

Além disso, a ilha reafirma a necessidade de trabalhar para alcançar a imunização universal imediata, bem como garantir uma distribuição equitativa, de suporte e acessível das vacinas contra a Covid-19.

Desde o início da pandemia no território nacional, tem trabalhado com uma abordagem baseada na defesa do direito à saúde, à vida, à colaboração e à solidariedade, defendeu Angulo.

A vice-ministra lembrou que, diante desta crise sanitária, Cuba continua submetida ao brutal bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos há quase 60 anos e intensificado com as 243 medidas implementadas pelo ex-presidente Donald Trump, que permanecem em vigor no atual governo de Joe Biden.

Diante desta situação, disse Angulo, Cuba mantém a segurança de que no dia 23 de junho pela vigésima nona vez a Comunidade Internacional na Assembleia Geral das Nações Unidas votará a favor da Resolução sobre a necessidade de acabar com o bloqueio econômico, comercial e financeiro.

mgt / cdg / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.